sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Livro para Colorir NÃO É Arte-Terapia, e pronto!

Daí você estuda durante mais de cinco anos para ser uma arte-terapeuta/psicoterapeuta, investe o seu suor, o seu dinheiro, o seu intelecto, e ainda as suas mais profundas emoções, para depois entrar numa livraria ou ver num quiosque de jornal uma revista ou um livro para colorir com o título ARTE-TERAPIA.

Aaaiiii!!! Até dói!!!

É claro que sabemos que isso não é um complô contra a ARTE-TERAPIA, mas é uma utilização do termo de maneira completamente ignorante! 

Agora, imagina se criassem uns livrinhos e umas revistinhas por aí, com uma prática qualquer, a dizer PSICANÁLISE! Ai, ai... ia ser bom ia....


A questão é que a Arte no momento contemporâneo, por bem ou por mal, se tornou banalizada...e as pessoas confundem LIVRE EXPRESSÃO com prática artística. São coisas completamente diferentes!

Um artista é um profissional bem fundamentado e a sua produção é algo muito séria, tal como qualquer outro tipo de trabalho. FAZER ARTE É UMA COISA MUITO SÉRIA. Não é qualquer um que pode pegar num pincel, num microfone, num instrumento, numa caneta, subir num palco, e FAZER ARTE.

E a par dessa banalização o mercado acha que pode chamar de arte qualquer coisa... e no DESCONHECIMENTO da prática arte-terapêutica, acham que o termo ARTE-TERAPIA pode ser aplicada, e VENDIDA, como qualquer coisa bonitinha e colorida... Afinal, até relaxa!!!

Bom, vamos lá colocar as coisas no seu lugar... ARTE-TERAPIA é um método de TRATAMENTO destinado a promover a SAÚDE MENTAL, e nunca uma forma de descontração e relax. Enquanto tratamento a ARTE-TERAPIA é desenvolvida num processo contínuo que visa a melhoria de sintomas, o desenvolvimento pessoal e o crescimento integral.

No processo arte-terapêutico, a vivência artística pela criação enriquece o imaginário e colabora para o autoconhecimento, impulsionador da elaboração dos conteúdos internos e da transformação pessoal.

Enfim, estamos falando de CRESCIMENTO e TRANSFORMAÇÃO.

Os livros para colorir têm lá a sua função... Distração, relaxamento (mas há quem não relaxe com aqueles desenhos completamente obsessivos). Pode sim ser um exercício criativo... melhor do que passar o tempo de frente da televisão, ou em jogos estúpidos no computador. Pode ser uma boa forma de se passar o tempo em viagens cansativas de transporte público... Mas não é e nunca vai ser uma forma de Terapia. Muito menos ARTE-TERAPIA.

Estas publicações não trazem nenhuma referência ao método de ARTE-TERAPIA e não têm nenhuma orientação de um arte-terapeuta.

Aproveito também para referir a atuação de pessoas sem formação adequada que se intitulam "arte-terapeutas"... assim como cursos de formação que podem ser interessantes, mas NÃO FORMAM UM ARTE-TERAPEUTA.

Se quer se formar um arte-terapeuta/psicoterapeuta, faça uma formação com quem realmente entende desta intervenção, com profissionais com prática verdadeira em instituições e em clínica privada, ou seja, com ARTE-PSICOTERAPEUTAS, e não "afins"....

Se quer fazer um processo de ARTE-TERAPIA para melhorar aspetos da sua vida procure um ARTE-TERAPEUTA ou ARTE-PSICOTERAPEUTA membro da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia
mile emoticon

Para complementar insiro um link da conceituada arte-terapeuta americana Cathy Malchiodi, que é uma das arte-terapeutas que compartilha da mesma opinião: https://www.psychologytoday.com/blog/arts-and-health/201506/are-you-having-relationship-adult-coloring-book

Um dia feliz! :)